Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ABIP

Filho indígena carrega pai para tomar vacina: tribo livre de Covid


Uma foto de um filho indígena carregando o pai para tomar vacina chamou a atenção após ser compartilhada pela ABIP, Articulação dos Povos Indígenas.

Tawy Zoé leva o pai, Wahu Zoé, nas costas para tomar a primeira vacina contra a Covid-19. Tawy, que pertence a etnia Zoé, do norte do Pará, carregou o pai 6 horas dentro de uma floresta com morros, igarapés e obstáculos até a base da ABIP.

Após tomar a vacina, ele colocou o pai novamente nas costas e andou por mais 6 horas até a aldeia. O resultado de atitudes como esta, segundo a postagem da ABIP, é que estes povos chegaram a 2022 sem registro algum de casos de Covid.

A foto foi registrada pelo médico Erik Jennings que vem cuidando do povo Zoé em meio a pandemia.

Zoé

Os povos indígenas da etnia Zoé convivem com agentes de saúde há apenas 3 décadas. Até então, não tinham contato com a chamada civilização e até hoje mantém vigorosamente suas formas de organização social e territorial.

Eles vivem numa área de densas florestas entre os rios Cuminapanema e Erepecuru, no norte do Pará.

Os Zoés falam Tupi-Guarani e há 4 anos, jovens e chefes da aldeia aprenderam a se comunicar em português.

Médico da tribo premiado

O neurologista Erik Jennings, que fez o registro da foto de Tawy com o pai Wahu, é coordenador da residência médica de Neurocirurgia do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Erik é responsável pela saúde do povo Zoé.

Para ele, um recorte em especial precisa ser lembrado em momentos de crise como o da pandemia do novo coronavírus: as condições dos indígenas brasileiros.

Sempre equipado com aventais, luvas e algumas máscaras, o profissional da saúde acredita que a “covid-19 teve um impacto gravíssimo para as populações indígenas em vários aspectos”, disse em entrevista à GQ.

“No cultural, o principal deles [dos impactos] é a perda das pessoas mais idosas que são a grande fonte de conhecimento desses povos”, lamentou. Para Erik, contudo, “a covid-19 já teve uma dimensão de genocídio para os povos indígenas.”

Diante deste trabalho crucial, o site Aventuras na História homenageou Erik no prêmio "Descobertas do Ano", um evento que celebra os 18 anos da edição impressa do veículo.

O dr. Erik vacinando na tribo Zoé Foto: Fábio Ribeiro/Divulgação
dr. Erik sendo vacinado por um indígena da tribo Foto: Márcia Moreira/Divulgação

Com informações da Articulação dos Povos Indígenas e Aventuras na História

Só Noticia Boa

Brasil ABIP Articulação Dos Povos Indígenas Comemoraçao Comunicação Contato Humano Covid Erik Jennings Indígenas índios Português Povos Zoé Tawy Zoé Tribo Vacina Vacinação Wahu Zoé Zoé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!