logo banner

Para atender mutirão de cirurgias, Hemoacre faz campanha de doação de sangue no estado

Por PATRICIA em 22/05/2022 às 17:01:14

Previsão do governo é fazer cerca de 5 mil cirurgias eletivas ao longo de seis meses. Hemoacre faz chamamento de doadores em empresas privadas e privadas, faculdades, universidade, hospitais e setores públicos. Doações podem ser feitas no Hemoacre de Rio Branco e núcleos de captação de Brasileia e Cruzeiro do Sul, no interior do estado

Getty Images via BBC

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em Rio Branco, faz uma campanha para arrecadar bolsas de sangue para manter o estoque abastecido para o super mutirão de cirurgias eletivas feito pelo governo do estado.

LEIA TAMBÉM:

Com cerca de 11 mil pessoas na fila, mutirão de cirurgias eletivas deve operar 14 pacientes na Fundhacre

Em Brasileia, 40 pessoas devem fazer operação de hérnia e vesícula em mutirão de cirurgias eletivas

Mais de 80 cirurgias devem ser feitas durante mutirão da Saúde em três cidades do Acre

As doações podem ser feitas também nos núcleos de captação de Brasileia e Cruzeiro do Sul, no interior do estado.

A previsão da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) é de que sejam feitas 5 mil cirurgias eletivas ao longo de seis meses.

Normalmente, o Hemoacre precisa de 35 doações diárias para atender qualquer eventualidade nos hospitais. Com a demanda do mutirão, as doações necessárias por dia sobem para mais de 50.

"Sabemos que tem pessoas que são pacientes ortopédicos, ginecológicos que, provavelmente, têm 70% de chance de usarem sangue. E temos também aquele pacientes de cirurgias mais simples que, geralmente, o médico nem pede, porém, pode vir a precisar. Às vezes, é alguma complicação, nunca sabemos como é o final de uma cirurgia. Estamos trabalhando com as possibilidades e certezas que temos", destacou a diretora do Hemocentro do Acre, Josiane Amorim.

Na última terça-feira (17), o governo lançou o super mutirão de cirurgias eletivas no estado. Os procedimentos são feitos na Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. A previsão é de sejam usados cerca de R$ 25 milhões na realização em cirurgia-geral, vascular, urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, mastologia e pediatria.

A diretora frisou que parentes de pacientes também podem doar e ajudar na campanha. Ela disse que a população tem atendido ao chamamento e o estoque tem se mantido abastecido. "A gente vai continuar, pretendemos dar continuidade porque só tem aumentado o número de solicitações de sangue. Independente do mutirão, vamos manter a campanha e chamado para toda população", concluiu.

Requisitos para doar

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto.

Reveja os telejornais do Acre

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários

AUTO ESCOLA