logo banner
Centro automotivo Eder

Globo Repórter percorre a trilha das águas em busca das nascentes da Serra da Mantiqueira

Por PATRICIA em 02/07/2022 às 00:28:14

Em busca da água pura da montanha, programa fez uma expedição de três dias. E mostrou ainda o espetáculo das mais belas cachoeiras do Parque Estadual do Papagaio e as delícias gastronômicas do sul de Minas. Globo Repórter – Serra da Mantiqueira – Edição de 01/07/2022

O Globo Repórter desta sexta (1º) explorou a Mantiqueira, que na tradução do tupi significa “serra que chora”. Uma das grandes riquezas do lugar é a fartura de água. E localizado na serra, está o Parque Estadual da Serra do Papagaio, uma unidade de conservação que passa por cinco municípios de Minas Gerais e abriga algumas das maiores e mais bonitas cachoeiras do estado. São 1,2 mil nascentes e 240 cachoeiras.

Parque do Papagaio, na Serra da Mantiqueira, abriga 1,2 mil nascentes e 240 cachoeiras

Globo Repórter

Unidade de conservação passa por cinco municípios de Minas Gerais

Globo Repórter

O programa visitou Aiuruoca, que na tradução do tupi significa “a casa do papagaio”. O município é a porta de entrada para o parque e preserva antigos costumes. Ruas de paralelepípedo, casas no estilo colonial e a hospitalidade mineira... que não falha. O significado do nome da cidade é uma referência ao papagaio-de-peito-roxo, comum na época dos bandeirantes, e hoje ameaçado de extinção. A história conta que os bandos eram vistos, principalmente, no ponto alto do município: o Pico do Papagaio. Cadeia de formação rochosa com mais de 2.100 metros de altitude. Um porto seguro para os ninhos. Mas o alimento estava em outro lugar: no vale das araucárias.

Papagaio-de-peito-roxo, espécie ameaçada

Globo Repórter

Vale das araucárias é fonte de alimento para papagaios e outras aves

Globo Repórter

Com 15 quilômetros, o lugar concentra mais de 2 milhões de árvores – que produzem a pinha e o pinhão, alimento para os papagaios e outras aves. Na Serra da Mantiqueira, a floresta ombrófila mista é uma das últimas reservas naturais de araucárias do Brasil.

O Globo Repórter encarou duas grandes aventuras. A primeira, no Cânion do Cavalo Baio, que tem o maior trecho de rapel do país: um desnível de 1.050 metros. Localizado na Serra do Canjica, dentro do Parque Estadual da Serra do Papagaio, o cânion é um dos maiores do estado de Minas Gerais, com mais de 3 quilômetros de quedas d´água. A equipe da EPTV, afiliada da Globo no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, foi a primeira da televisão a revelar o cânion encoberto pela mata.

Cânion do Cavalo Baio tem o maior trecho de rapel do Brasil

Globo Repórter

A segunda aventura, ainda mais arriscada, foi em busca da água pura da montanha. O programa fez uma expedição de três dias: a Travessia Marins-Itaguaré, que liga o Pico dos Marins, a 2.420 metros de altitude, ao Pico do Itaguaré, com 2.300 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira. No caminho, a última nascente descoberta na altitude, a quase 2.000 metros. Um tesouro de quem conhece bem a região.

Pico do Itaguaré, com 2.300 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira

Globo Repórter

Nascente descoberta na altitude, a quase 2.000 metros

Globo Repórter

Depois de superar esses dois desafios, o Globo Repórter foi conhecer, no Vale do Gamarra, na zona rural de Baependi (MG), uma comunidade que vive em conexão com a natureza. As casas são construídas com pedras e, por lá, é produzido um azeite que já foi premiado três vezes em um concurso em Portugal. É quase uma iguaria. A produção tem menos de 500 litros por ano. Tudo feito na prensa tradicional e a colheita das azeitonas é uma a uma. Os olivais começaram a surgir no vale há 15 anos. A combinação do clima ameno e a água boa dão um fruto de melhor qualidade. E uma curiosidade: o azeite de limão siciliano é usado como calda de sorvete. A equipe do programa provou e aprovou.

Azeite de limão siciliano é usado como calda de sorvete

Globo Repórter

No caminho das delícias da região, o Globo Repórter ainda encontrou um queijo feito com cascas de ipê amarelo, em Passa Quatro (MG), e um queijo parmesão premiado na França como um dos melhores do mundo. O tesouro de Alagoa (MG).

Em Passa Quatro (MG), é produzido queijo que usa na formulação cascas de ipê amarelo

Globo Repórter

E nas montanhas de Monte Verde, o programa mostrou também que um pacto de reflorestamento restaurou nascentes secas, que irrigam plantações de lavanda. Água que alimenta a agricultura e a economia sustentável.

Em MG, pacto de reflorestamento restaura nascentes secas, que irrigam plantações de lavanda

Globo Repórter

Assista à íntegra do programa no vídeo acima.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários