logo banner
Centro automotivo Eder

Facebook desativa rede de desinformação sobre vacinas contra Covid-19

Perfis eram ligados a agência de marketing Fazze, que também foi denunciada por pagar influenciadores de redes sociais para que espalhassem desinformação sobre...

Por PATRICIA em 11/08/2021 às 18:50:43

Perfis eram ligados a agência de marketing Fazze, que também foi denunciada por pagar influenciadores de redes sociais para que espalhassem desinformação sobre imunizantes. Frasco com dose da vacina da Pfizer é mostrado na Alemanha

AP Photo

O Facebook disse na última terça-feira (10) que removeu centenas de contas falsas ligadas a uma agência de publicidade que pagou para que influenciadores espalhassem desinformação sobre as vacinas contra a Covid-19 fabricadas pela Pfizer e AstraZeneca.

Uma rede de 65 perfis no Facebook e 243 perfis Instagram foram vinculadas à Fazze, uma empresa de marketing digital com filiais na Rússia e no Reino Unido. A rede social não comentou sobre a possível motivação por trás da campanha.

O que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus

Mais de 22% da população brasileira está imunizada com as duas doses ou dose única de vacinas

Mapa da vacinação contra a Covid-19

A agência de marketing usou contas falsas para espalhar alegações que desacreditavam a segurança das vacinas. Um desses perfis alegou que a vacina da AstraZeneca transformaria uma pessoa em um chimpanzé, por exemplo.

As contas falsas operaram na Índia, América Latina e, em menor grau, nos EUA, utilizando diversas plataformas de mídia social, incluindo Facebook e Instagram.

A Fazze também entrou em contato com influenciadores de vários países e ofereceu dinheiro para que publicassem conteúdo enganoso. Porém, influenciadores na Alemanha e na França expuseram a oferta.

O relatório do Facebook não indica se o Brasil era um dos alvos da campanha, mas uma reportagem da BBC indicou que um YouTuber brasileiro foi recrutado para fazer posts colocando em xeque a segurança da vacina da Pfizer.

O YouTuber, conhecido como Everson Zoio, publicou um vídeo em seu Instagram levantando dúvidas sobre a segurança do imunizante. O vídeo foi deletado quando a história veio à tona.

LEIA MAIS: YouTubers denunciam campanha secreta de fake news contra vacina Pfizer

Além de remover as contas da rede, o Facebook também baniu a agência Fazze de suas plataformas. A empresa não respondeu aos pedidos de comentário da agência Associated Press.

A campanha de desinformação da Fazze não chegou a alcançar muitos usuários, mas o chefe de políticas de segurança do Facebook destacou a estratégia de recrutar influenciadores.

"Embora tenha sido um esquema desleixado e que não obteve bom alcance, foi uma estratégia elaborada", disse Gleicher em uma coletiva on-line, segundo a Associated Press.

Segundo a rede social, os influenciadores que publicaram o material apagaram os posts quando reportagens sobre o trabalho da Fazze começaram a surgir.

O YouTuber francês Léo Grasset estava entre os que foram contatados pelo Fazze. Ele disse à Associated Press em maio que a agência pediu para que postasse um vídeo de 45 a 60 segundos em seu Instagram, TikTok ou YouTube criticando a taxa de mortalidade da vacina da Pfizer.

A agência de marketing ainda o instruiu a não mencionar que ele estava sendo pago e sugeria que eles criticassem reportagens sobre vacinas.

Quando a Grasset pediu à empresa para que indentificasse o cliente por trás da oferta, a Fazze recusou. O YouTuber declinou a oferta e expôs o caso na internet.

No YouTube, G1 explica 5 pontos sobre a variante delta:

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários