logo banner
Centro automotivo Eder

Candidatos ao Senado pelo Amazonas em 2022: veja lista

Por PATRICIA em 15/08/2022 às 16:09:14

A lista será atualizada à medida que forem divulgados os escolhidos. As convenções partidárias oficializaram os candidatos a senador da República pelo Amazonas nestas eleições. O pleito está marcada para outubro deste ano.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos tinham até 5 de agosto para definir seus candidatos. Já o prazo para registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira (15).

A lista abaixo foi atualizada na medida em que as conversões partidárias foram realizadas e as candidaturas sejam oficializadas.

Confira, em ordem alfabética, os candidatos do estado do Amazonas para o Senado Federal.

Alfredo Menezes (PL)

Coronel Menezes

Divulgação

O coronel de reserva do Exército Brasileiro Alfredo Alexandre de Menezes Júnior, o Coronel Menezes é manauara e estudou no Colégio Militar de Manaus (CMM) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAM), onde cursou Arma de Engenharia.

Em 2010, migrou para iniciativa privada na gerência de uma instituição financeira e, mais recentemente, assumiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), cargo que deixou em junho deste ano.

Arthur Neto (PSDB)

Convenção foi realizada na quadra da escola de samba Sem Compromisso, no bairro Nova Cidade.

Fábio Melo, da Rede Amazônica

Arthur Virgílio Neto é diplomata e foi prefeito de Manaus por três mandatos. Foi senador da República entre 2003 e 2011. Também foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e deputado federal.

A convenção que oficializou o nome de Arthur ao Senado ocorreu no dia 31 de julho, em Manaus.

Luiz Castro (PDT)

Com mais de 30 anos de atuação política, tendo dois mandatos como prefeito de Envira e outros cinco mandatos seguidos como deputado estadual, esta é a segunda vez que Luiz Castro concorre a Senado da República.

Luiz Castro.

Divulgação

A primeira vez foi em 2018, quando era integrante do partido Rede Sustentabilidade e obteve mais de 581 mil votos, sendo o segundo candidato com maior número de votos válidos em Manaus (mais de 418 mil votos).

Marília Freire (Psol)

Marília Freire.

g1

Oficial de justiça há 15 anos, Marília Freire é filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) desde 2020, e disputará uma vaga ao Senado pela primeira vez.

Antes de entrar na política partidária, Marília se dedicava a ações contra a violência obstétrica, o direito da população LGBQIA+ e trabalhadores domésticos.

Omar Aziz (PSD)

Omar Aziz

GloboNews

O engenheiro Omar Aziz Nasceu na cidade de Garça, interior de São Paulo. Aos 13 anos, passou a morar com a família em Manaus. Atualmente filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Omar já foi governador do Amazonas entre 2010 e 2014.

Aziz ocupou o primeiro cargo eletivo em 1990, como deputado estadual. Foi vice-prefeito de Manaus entre 1997 e 2002. Em seguida, foi vice-governador do Amazonas entre 2003 e 2010. Em 2014, foi alçado a Senador pelo Amazonas.

O PSD confirmou oficialmente, na segunda-feira (23), a candidatura de Omar Aziz ao Senado Federal, durante convenção realizada em Manaus.

Peter Miranda (AGIR)

O candidato não divulgou informações.

Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários