logo banner
Centro automotivo Eder

São Sebastião ganha galeria a céu aberto

Paco Britto prestigia inauguração da Rua das Artes Metamorfose, no Setor Tradicional da cidade

Por Ailton Garcia em 14/08/2021 às 20:26:10

A cidade de São Sebastião ganhou cor e vida com a arte estampada nas faixadas e muros da rua 30-A, no Setor Tradicional da cidade. Intitulada Rua das Artes Metamorfose, a via foi inaugurada na manhã deste sábado (14), com a presença do vice-governador Paco Britto, do secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, e demais autoridades locais.

São 18 painéis assinados por sete artistas que fazem parte do Instituto Metamorfose – Cidadão com Profissão, cuja sede foi instalada há 25 anos no local. O instituto abriga o projeto de mesmo nome, que visa formar cidadãos por meio da arte e descobrir futuros talentos, promovendo a inclusão social de crianças, jovens e adultos.

No ateliê, as técnicas de pintura e desenho são ensinadas gratuitamente, com o intuito de resgatar os jovens das ruas. Por ali já passaram mais de cinco mil artistas desde a inauguração da sede.

Segundo o diretor presidente do instituto, o artista plástico Francisco Bastos da Costa, mais conhecido como Chico Metamorfose, o intuito da ação desta manhã de sábado foi o desejo de ver sua rua tornar-se uma galeria de arte.

"O feito que conseguimos, poucas ruas conseguem. Somos uma família. E graças ao Governo do Distrito Federal, conseguimos tirar os lixos das calçadas e acabamos com as brigas e discussões dos vizinhos por conta das jogatinas. Tínhamos vergonha [da situação como estava], mas a cultura pode (mudar isso) e faz. Agregamos valores", frisou. "Agora é pouca parede para muitos jovens", brincou.


Dirigindo-se ao vice-governador, sugeriu um título para São Sebastião, como a cidade-arte no DF. "Porque é notório que aqui não se vê pichações. É a cidade menos pichada do DF", garantiu, após acompanhar Paco Britto em uma visita ao instituto e mostrar as pinturas expostas na Rua das Artes.

Paco Britto concordou com o artista Chico, afirmando que a cidade é uma galeria a céu aberto. "O que falar do Chico? Tudo que eu falar é muito pouco [pelo ensinamento da arte]. Me emociono por estar aqui. Nunca um governo olhou tanto e trabalhou tanto pela cultura como o governador Ibaneis Rocha", lembrou Paco, referindo-se, por exemplo, à reabertura de patrimônios culturais de Brasília pela gestão atual, como o Museu de Arte Moderna (MAB), que ficou fechado por 14 anos, e a Concha Acústica, cuja reabertura está prevista para o próximo dia 19. Também citou a reforma do Teatro Nacional – atualmente, o governo trabalha no andamento dos trâmites legais -, entre outros.

Cereja do bolo

Mas Chico Metamorfose quer mais. Para ele, falta a "cereja do bolo". Na ocasião, pediu ao Paco Britto para que fossem instaladas lâmpadas de LED no local. A ideia é valorizar ainda mais os painéis.


Certificados

Ao final do evento foram entregues certificados aos sete artistas participantes da obra da Rua das Artes. Entre eles, a adolescente Mariana Tavares Borges, 17 anos, há sete anos atuante no instituto.

"Esta foi minha primeira exposição. Estou muito feliz. É um sonho realizado", disse a estudante da segunda série do Ensino Médio. A especialidade da artista é o método quadriculado, técnica utilizada para fazer esboço. No local, havia uma dezena de quadros da Mariana com esboços de famosos, como o Rei Pelé, o cantor Raul Seixas, a princesa Diane, entre vários outros.

Já o também estudante de 17 anos, Cauam Couto de Oliveira, há apenas três meses no instituto, garante que a pintura para ele, no futuro, será um hobby. "Quero ser fotógrafo", adiantou, mas sem esconder a emoção de segurar o certificado e confessar que, dentro dele, tinham muitos sentimentos misturados. "Estava ansioso para terminar logo", disse, referindo-se à Rua das Artes.

Além deles, outros artistas foram homenageados com quadros pintados pelo próprio Chico Metamorfose. Também participaram da inauguração o comandante do 21° Batalhão da Polícia Militar (PMDF), tenente-coronel Maciel, e equipe; o gerente de cultura da cidade, Josivaldo; músicos; comerciantes, entre outros.

Projeto

A palavra Metamorfose surgiu em homenagem à história de vida desse artista plástico baiano, e simboliza toda a transformação, o renascimento do Chico como cidadão, que é autodidata, idealizador e mantenedor do projeto.

Além das aulas de pintura gratuitas, o projeto oferece jogos pedagógicos, biblioteca para leituras, projeto "Mala do Livro", da Secretaria de Cultura, apresentação de música e capoeira. A Rua Metamorfose foi criada com o intuito de proporcionar à população um contato mais próximo com a arte e a cultura.

Fonte: Agencia Brasilia

Comunicar erro
LINK NET

Comentários