logo banner
Centro automotivo Eder

Site da Camicado fica fora do ar após ataque hacker que atingiu a Lojas Renner

Marcas fazem parte do mesmo conglomerado. Páginas da empresa na internet e aplicativo estão indisponíveis. Site da Camicado fora do ar após ataque...

Por PATRICIA em 22/08/2021 às 10:27:49

Marcas fazem parte do mesmo conglomerado. Páginas da empresa na internet e aplicativo estão indisponíveis. Site da Camicado fora do ar após ataque cibernético aos sistemas da Lojas Renner

Reprodução

O site e aplicativo da loja Camicado estão fora do ar após ataque cibernético que afetou a Lojas Renner. As duas marcas pertencem a mesma companhia.

Os sites e aplicativos estão fora do ar desde a quinta-feira (19), quando o conglomerado informou que um ataque hacker afetou parte de seus sistemas e de sua operação.

O aplicativo da Camicado apresentou um aviso de que o sistema está em manutenção. Já o site, que também funciona como uma loja online, informa que está com uma "indisponibilidade sistêmica".

Aplicativo da Camicado fora do ar após ataque cibernético à Lojas Renner

Reprodução

Em comunicado, a companhia afirmou que as informações em seus principais bancos de dados foram preservadas e que a operação nas lojas não foi afetada.

A empresa também disse que as suas equipes permanecem mobilizadas "executando o plano de proteção e recuperação, com todos seus protocolos de controle e segurança e trabalhando para restabelecer todas as operações da Companhia".

Procurada pelo G1, a Lojas Renner não informou como o ataque atingiu seu sistema, nem quais bases de dados foram afetadas.

Ataques cibernéticos

Nos últimos meses, ataques afetaram sistemas de empresas e órgãos brasileiros. Uma das vítimas foi a JBS, que, em junho, informou ter pago US$ 11 milhões para recuperar seus sistemas.

O pagamento aconteceu depois que a empresa teve suas operações interrompidas nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália por conta de um ransomware.

O ransomware é um tipo de vírus que impede o acesso às informações armazenadas em um sistema. O objetivo dos criminosos é forçar a vítima a pagar para recuperar o acesso aos dados.

O grupo de medicina diagnóstica Fleury afirmou em junho que foi alvo de uma tentativa de ataque hacker. A ação dificultou por alguns dias o acesso aos resultados de exames.

No último sábado (14), o Ministério da Economia revelou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional também foi alvo de um ataque por ransomware.

A Lojas Renner não informou se também foi vítima de um ransomware.

Ransomware - entenda como vírus é usado em extorsões:

VÍDEO: Ransomware - entenda como vírus é usado em extorsões

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários