logo banner
Centro automotivo Eder

Eclipse anular solar: veja eventos para observar o fenômeno na Paraíba

.

Por PATRICIA em 07/10/2023 às 07:34:29

Eventos contam com palestras, oficinas, workshops e a observação segura do eclipse anular solar. A lua passa entre o sol e a terra durante eclipse solar anular visto de Cingapura

REUTERS/Tim Chong/Arquivo

Um eclipse anular solar acontece no dia 14 de outubro, e a Paraíba é um dos melhores estados para observar o fenômeno. Além disso, de acordo com o presidente da Associação de Astronomia da Paraíba, Marcelo Zurita, o eclipse é um dos maiores eventos astronômicos dos últimos 80 anos. Confira abaixo eventos organizados para observar o fenômeno na Paraíba.

Hotel Globo, João Pessoa

O Clube de Astronomia da Paraíba estará presente no Hotel Globo, em João Pessoa, a partir das 14h30, para uma introdução do que deve acontecer no eclipse anular solar e explicar os riscos de olhar para o Sol sem a proteção adequada e responder qualquer outra dúvida que o público tenha sobre o eclipse.

Às 15h30, quando o eclipse está previsto para começar, o Clube iniciará o processo de observação do Sol.

"Temos estimulado o público através de nossas redes sociais a estarem com seus próprios óculos, sendo estes aprovados pelo Inmetro ou algum outro órgão regulador", comentou o Clube de Astronomia da Paraíba.

Hotel Globo, em João Pessoa

Rammom Monte / G1

Praia do Jacaré, Cabedelo

Na Praia do Jacaré, em Cabedelo, ocorrerá o "Eclipse Anular 2023", um evento de observação gratuito e para todas as idades desenvolvido pelo professor e criador da Geominds Education, Tiago Marinho.

O evento começará às 15h e terá monitores que irão trabalhar com o público explicando o que é um eclipse e outras atividades como:

Oficinas gratuitas;

Lançamento de mini foguetes educativos de combustão sólida, que são os mesmos utilizados pela NASA em seus programas educacionais; e

Banner instagramável para fotos.

De acordo com Tiago "será um pôr do sol astronômico na Praia do Jacaré".

Vista do pôr-do-sol no Rio Paraíba, na Praia do Jacaré, em Cabedelo, PB

Krys Carneiro/G1

Intermares Hall, Cabedelo

No Intermares Hall, também em Cabedelo, acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro a "Semana do Eclipse Solar 2023". O evento conta com as participações dos divulgadores científicos:

Sérgio Sacani, geofísico, engenheiro e criador do "Space Today";

Paulo Cacella, o primeiro brasileiro a descobrir uma supernova, em 2002, e especialista em telescópios;

Schwarza, autor de 'Do átomo ao buraco negro: para descomplicar a astronomia' e criador do 'Canal do Schwarza';

Pirulla, paleontólogo do 'Canal do Pirulla'. Ele vai trazer ao evento uma perspectiva sobre a relação entre o sol e a evolução da vida na Terra.

Os divulgadores científicos participaram de:

Palestras;

Workshops; e

Uma observação comentada do eclipse.

Os ingressos para a "Semana do Eclipse Solar 2023" e a programação completa podem ser acessados por meio da plataforma Sympla.

Sérgio Sacani, criador do "Space Today" participa da Semana do Eclipse Solar, em João Pessoa

Foto: divulgação

Araruna

Já Araruna, sediará o 23º Encontro Nacional de Astronomia (ENASTs), no Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB ). Neste encontro, estarão reunidos:

Astrônomos profissionais;

Astrônomos amadores;

Entusiastas;

Estudantes; e

Educadores.

Esse encontro tem como objetivo compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da Astronomia no Brasil.

Os ENASTs são organizados por comissões locais compostas por grupos e associações de astrônomos com o apoio de um conselho nacional. São realizados sempre no segundo semestre de cada ano

O evento pode ocorrer entre dois a quatro dias, onde são apresentadas:

Palestras de pesquisadores renomados;

Trabalhos acadêmicos;

Oficinas;

Minicursos;

Exposições de pôsteres;

Astrofotografias;

Instrumentos;

Observações telescópicas;

Apresentações artísticas.

As inscrições para participar do 23º Encontro Nacional de Astronomia estão encerradas.

Campina Grande

No dia 13 de outubro será realizado um seminário no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, a partir das 19h, com astrônomos explicando:

O que são eclipses;

Por que eclipses acontecem;

Quais são seus tipos;

Quando os eclipses acontecem;

Como observar esses fenômenos de forma segura.

Qualquer pessoa interessada pode participar.

Já no dia 14 de outubro, os astrônomos irão para o Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, para fazer a observação do eclipse anular solar.

Estarão presentes neste evento, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine e o diretor regional paraibano da SBPC, Diogo Lopes.

Blocos do lajedo têm formatos curiosos, como a Pedra do Capacete

Maurício Melo/G1 PB

Pedra Itacoatiara, Ingá

No município de Ingá, no dia 14 de outubro, a partir das 14h, a Prefeitura de Ingá junto com a Secretaria de Educação organizou uma observação do eclipse anular solar na Pedra Itacoatiara.

De acordo com a Prefeitura serão realizados:

Oficinas;

Atrações musicais; e

Artesanato.

Além disso, o evento conta a presença confirmada da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e no evento serão distribuídos óculos de proteção solar e um telão será disponibilizado para a visualização do fenômeno.

Pedra do Ingá

GloboNews

Dona Inês

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dona Inês organizou um evento de observação do eclipse anular solar, neste sábado (14).

O evento começa às 14h no Mirante do Pôr do Sol, em Dona Inês. Já das 17h às 22h acontecerá um Happy Hour ao vivo no Bar da Cícera e no Boteco. De acordo com a secretaria, os óculos para a observação do eclipse serão vendidos no local.

Capelinha das Pedras, Esperança

A Prefeitura de Esperança convida os espectadores a observarem o eclipse anular solar na Capelinha das Pedras, a partir das 14h30.

A Prefeitura ainda lembra que na região, o horário do eclipse é das 15h30 às 16h40.

Capela, que tem cerca de 10 metros de altura e espaço para até 4 pessoas, foi inaugurada em 1º de janeiro de 1925

Gustavo Xavier/TV Paraíba

Altiplano, Cabo Branco

O Mirante SkyBeach está promovendo uma observação do eclipse anular solar no dia 14 de outubro. De acordo com a publicação nas redes sociais, o evento tem entrada limitada para 150 pessoas e seus ingressos variam entre R$ 40 e R$ 60.

O Mirante alerta que é obrigatório que os espectadores usem óculos para proteger seus olhos do sol durante o eclipse.

Para os fotógrafos, o mirante alerta para que eles não se esqueçam de trazer seu equipamento de proteção solar para a câmera.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários