logo banner
Centro automotivo Eder

Pombos invadem bloco da UEM, e Justiça interdita espaço por risco de saúde para alunos e servidores

.

Por PATRICIA em 13/02/2024 às 08:56:27

Obras devem custar R$ 178 mil com prazo de quatro meses de obras. Aulas não foram afetadas, segundo a diretoria do campus. Pombos invadem prédio na UEM em Maringá

O bloco G90, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, foi interditado após a infestação de pombos nos forros e telhados da unidade.

A recomendação partiu do Ministério Público do Paraná (MP-PR) por medida de segurança sanitária e determinado pela Justiça.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

Segundo a diretoria do campus, os pombos criaram ninhos e se instalaram em várias partes, causando estragos e contaminação.

Uma licitação de R$ 178 mil foi aberta para contratação da empresa responsável para fazer as manutenções.

Segundo a prefeita do campus, Doralice Soares, dois blocos vizinhos também vão ser interditados para a instalação de equipamentos para evitar a invasão das aves.

"A gente vai revitalizar esses três blocos, toda cobertura, forro, os fechamentos que estão caídos. Agora estamos só aguardando que a empresa venha e assine o contrato", disse.

O prazo de execução das obras será de quatro meses.

Pombos invadem prédio na UEM em Maringá

Reprodução

Você viu isso?

Cidade do Leste: Bombeiro é resgatado após ficar preso em prédio que pegou fogo

Comemoração: Acadêmicos da Realeza é campeã do Carnaval de Curitiba 2024

Investigação: Casa do deputado federal Zeca Dirceu é assaltada no Paraná

Aulas não foram afetadas

De acordo com a diretoria do campus, as aulas não foram prejudicadas e o cronograma de estudos não serão afetadas por conta das reformas.

O bloco interditado faz parte do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupelia), da área de peixes.

Pesquisadores e professores que usavam os três blocos, foram realocados.

Aves protegidas por lei

O pombo é um animal silvestre e protegido por Lei 9605/98 e o Decreto 6514/08, que proíbem matar e caçar animais silvestres nativos ou em rota migratória.

Se houver maltrato, o culpado pode responder criminalmente com multa e punição.

O remanejamento do animal é possível se for com autorização e de equipe especializada.

Contaminação

De acordo com o professor e pesquisador Eduardo Ribeiro Filetti, os animais podem causar graves problemas na saúde se não for controlado.

A criptococose, de acordo com o especialista, atinge principalmente pessoas com a imunidade baixa, e a transmissão ocorre quando há a inalação de poeira com fezes secas dos pombos, contaminadas pelo fungo.

"As fezes secas são as mais perigosas. A maior parte dos fungos não está no intestino do pombo e sim no meio ambiente, ou seja, a situação piora após eles defecarem e as fezes secarem. Apenas 0.06% das pessoas que não estão com imunossupressão pegam essa doença", relata.

Veja o ciclo da criptococose

Arte/TV Globo

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários