logo banner
Centro automotivo Eder

Iris Apfel, ícone da moda 'acidental' que inspirou versão da Barbie, morre aos 102 anos

.

Por PATRICIA em 02/03/2024 às 03:57:27

Iris era mundialmente conhecida pelo estilo excêntrico e por misturar roupas de alta e baixa moda. Morte foi confirmada na sexta-feira (1º). Iris Apfel em 2015, durante evento em Nova York

Andy Kropa /Invision/AP

A designer e especialista em moda Iris Apfel morreu aos 102 anos na sexta-feira (1º). A informação foi confirmada pela assessoria de Iris e divulgada nas páginas oficiais dela nas redes sociais. A causa da morte não foi revelada.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Iris era mundialmente conhecida pelo estilo excêntrico e se autodenominava como "ícone acidental" da moda. Nascida nos Estados Unidos em 1921, era especialista na indústria têxtil e em tecidos antigos.

Ela e o marido tinham uma empresa no ramo especializada em trabalhos de restauração, com serviços e projetos feitos para clientes famosos, incluindo para a Casa Branca.

Sempre com roupas irreverentes e atrativas, Iris ganhou fama nos anos 2000, quando foi a inspiração para uma mostra no Museu Metropolitano de Arte de Nova York. À época, o estilo dela foi considerado como "espirituoso e exuberantemente idiossincrático".

Especialistas na área dizem que o estilo de Iris é originalmente feito pela mistura de alta e baixa moda, com combinações de peças de grife e roupas de brechó. Os óculos grandes com lentes arredondadas e armação preta também eram uma marca dela.

"Ser estiloso e estar na moda são duas coisas totalmente diferentes", disse ela em um vídeo do TikTok, onde tem mais de 200 mil seguidores.

Nos últimos anos ela esteve em diversos anúncios de grandes empresas da moda, além de desenhar uma linha de acessórios e joias. Uma coleção lançada por ela em uma loja de departamento se esgotou em poucos minutos.

Em 2018, Iris Apfel foi a inspiração para uma versão da Barbie, que vestia roupas inspiradas no estilo dela, além dos óculos arredondados.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários