logo banner
Centro automotivo Eder

EUA aprovam novo medicamento para evitar amputação de mãos e pés

A agência reguladora de Administração de Alimentos e Medicamentos, a FDA, acabou de aprovar nos EUA um medicamento que pode evitar a amputação de membros após congelamentos graves.

Por PATRICIA em 05/03/2024 às 01:23:22

A agência reguladora de Administração de Alimentos e Medicamentos, a FDA, acabou de aprovar nos EUA um medicamento que pode evitar a amputação de membros após congelamentos graves.

Para aqueles que sofreram graves queimaduras após o congelamento de mão e pés, a injeção de Aurlumym (iloprost), passa a ser a primeira opção de tratamento. A droga é um vasodilatador, abrindo os vasos sanguíneos e prevenindo a coagulação do sangue.

Em um ensaio clínico para medir a necessidade de amputação em 47 alunos divididos em três grupos, nenhum daqueles que recebeu o Iloprost precisou de amputação.

Amputação por congelamento

A amputação por congelamento grave não é muito comum, mas pode acontecer.

Devido às baixas temperaturas, aqueles que não tem como se esquentar, acabam passando pelo procedimento.

Até então, a amputação por congelamento era um caso sem muito o que fazer. O paciente já chegava no hospital em um estágio crítico.

Agora, a coisa mudou.

Estudo com adultos

Em um estudo realizado com 47 adultos, o medicamento mostrou ótimos resultados.

Os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro recebeu iloprost venoso, enquanto os outros dois, medicamentos não aprovados para congelamento.

Após 7 dias, os pesquisadores realizaram uma cintilografia óssea, que foi usada para prever a necessidade de amputação de pelo menos um dedo da mão ou do pé.

Passada uma semana, o achado da cintilografia óssea de necessidade de amputação foi observado em 0% dos 16 pacientes do grupo 1.

Em comparação, 3 dos 16 participantes do grupo 2 precisaram de amputação. Já no terceiro grupo, o número foi ainda mais, 60% (9 de 15).

Leia mais notícia boa

Melhora a circulação

O congelamento grave, normalmente, é tratado com medicamentos anti-coágulos, mas eles apresentam um alto risco de sangramento.

Com a aprovação do iloprost, médicos e pacientes ganham uma nova opção.

Tendo como principal ingrediente ativo um vasodilatador, o medicamento abre os vasos sanguíneos, melhora a circulação na área, e ajuda na volta do fluxo de sangue.

"Esta aprovação oferece aos pacientes a primeira opção de tratamento para congelamento grave. Ter essa nova opção fornece aos médicos uma ferramenta que ajudará a prevenir a amputação dos dedos das mãos ou dos pés congelados", disse Normal Stockbridge, diretor da Divisão de Cardiologia e Nefrologia do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA.

O iloprost será usado em casos de amputação por congelamento. Foto: WXYZ.

O iloprost será usado em casos de amputação por congelamento. Foto: WXYZ.

Com informações de FDA.

Fonte: Só Noticia Boa

Comunicar erro
LINK NET

Comentários