logo banner
Centro automotivo Eder

Amigos e fãs ajudam a desvendar paradeiro do baixo de Paul McCartney, furtado há mais de 50 anos; veja

.

Por PATRICIA em 10/03/2024 às 23:08:24

Após uma extensa investigação liderada por jornalistas britânicos, o baixo foi encontrado em uma pequena cidade no litoral sul da Inglaterra. O Fantástico refez os passos dessa história. Paul McCartney recupera baixo que hoje valeria mais de 60 milhões de reais

Um mutirão de fãs e amigos ajudou a desvendar um mistério com mais de 50 anos: onde foi parar o baixo de Paul McCartney - furtado em Londres, em 1972? Um instrumento que hoje vale milhões. O Fantástico refez os passos dessa história. Veja no vídeo acima.

Não é simplesmente um baixo, mas um ícone do rock. É um modelo Höfner, de fabricação alemã, com pequenos detalhes que o tornam um instrumento único. Ele aparece entre os braços de Paul McCartney em gravações memoráveis.

"Ele usou esse baixo desde as primeiras gravações dos Beatles. É um instrumento que participou da ascenção do grupo, que é visto como um dos momentos mais definitivos pra história da música", destaca o jornalista Scott Jones.

Foto antiga de Paul McCartney usando seu famoso baixo, que foi roubado em 1972 e devolvido em setembro de 2023.

Reprodução/Fantástico

Das buscas mundiais até o encontro

Nick Wass, ex-gerente de marketing da Höfner, fabricante do baixo de Paul, lembra que a busca começou em 2018.

"A gente estava tomando um café e o Paul se virou para mim e disse: 'ei, você trabalha pra Höfner, você sabe onde foi parar o meu baixo?'", afirma.

O Nick criou um site, recebeu algumas pistas, mas nenhuma resposta. Até que no ano passado, a investigação ganhou um reforço: o casal de jornalistas britânicos, Scott e Naomi, embarcou no projeto e as buscas tomaram proporções mundiais.

"A gente recebeu mais de 600 e-mails, mas tínhamos que descartar o que era falso. Investigamos pistas no Japão, nos Estados Unidos, tivemos que filtrar tudo isso", conta Naomi Jones.

Em meio a tantas informações desencontradas, duas versões, de pessoas diferentes, coincidiam. Elas apontavam especificamente para um lugar, Notting Hill, uma região importante de Londres. Uma das fontes foi um engenheiro de som que trabalhou por muitos anos com Paul McCartney.

"O Paul dizia que devia estar num castelo na Alemanha, enfeitando o alto de uma lareira", brinca Nick.

No fim das contas, o baixo estava em uma pequena cidade no litoral sul da Inglaterra, guardado em uma casinha num bairro de classe média. E o mais surpreende é que essa casinha fica a pouco mais de 10 km de um estúdio usado pelo Paul.

Paul McCartney usando seu famoso baixo, o primeiro modelo para canhoto da marca Höfner.

Reprodução/Fantástico

Devolução

Assim que o baixo foi devolvido, a equipe do Paul ligou para o Nick. E ele foi chamado para verificar se o baixo era realmente o original.

"Tem uns arranhões e marquinhas. É o baixo roubado, sem sombra de dúvida", destaca.

Em uma entrevista ao tabloide The Sun, Cathy Guest, a pessoa que devolveu o baixo, declarou que agora esperava receber uma recompensa por sua honestidade. E que deixou uma cartinha para o Paul dentro da caixa do instrumento contando das dificuldades financeiras que anda enfrentando.

Até agora, oficialmente, não foi anunciado nenhum acordo financeiro entre eles. A equipe do Paul publicou uma mensagem afirmando que ele está incrivelmente grato a aqueles que se envolveram nas buscas.

"Tenho certeza que o Paul vai querer restaurá-lo para ficar do jeitinho que era em 1961", ressalta Nick.

VEJA TAMBÉM:

Após cinco décadas, Paul McCartney reencontra baixo roubado

'Inesquecível': Fãs de Paul McCartney contam ao g1 como foi show do ex-Beatle no Clube do Choro, em Brasília

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Fonte: G1

Comunicar erro
LINK NET

Comentários